Regimento

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM

 

GRUPO DE ESTUDO NO CUIDADO DE PESSOAS NAS SITUAÇÕES AGUDAS DE SAÚDE

GEASS

 

REGULAMENTO INTERNO

CAPÍTULO I

DENOMINAÇÃO, SEDE E FINALIDADES

 

Art.1º. O Grupo de Estudo no Cuidado de Pessoas nas Situações Agudas de Saúde- GEASS, com sede no Departamento de Enfermagem, sito no Centro de Ciências da Saúde, Campus Universitário s/n. Trindade – Florianópolis/SC – Brasil, é um grupo vinculado ao Departamento de Enfermagem (NFR) e aoPrograma de Pós Graduação em Enfermagem (PEN)do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Criado em fevereiro de 2009, destina-se a promover o desenvolvimento da pesquisa nas linhas de investigação do NFR e do Programa de Pós Graduação em Enfermagem (PEN), especialmente nas linhas de pesquisa denominadas: O cuidado e o processo de viver, ser saudável e adoecer, com a seguinte ementa: concepções teóricas, filosóficas e metodológicas que fundamentam o cuidado e o processo de viver, ser saudável, adoecer e morrer, na dimensão individual e coletiva, incluindo enfoques sócio-culturais e de gênero. O processo de cuidado às pessoas, famílias, grupos e comunidade, nas diversas singularidades do processo saúde-doença em diferentes âmbitos da prática de saúde . E a linha de pesquisa Cuidado em Saúde e Enfermagem nas Situações Agudas e Crônicas de Saúde.

 

Art. 2º. O GEASS tem como propósito contribuir para as práticas de cuidado direcionadas às pessoas em situação aguda de saúde, assim como para o ensino e a pesquisa direcionados a essa população. O grupo atuará interdisciplinarmente, congregando docentes pesquisadores, profissionais e estudantes das áreas de atendimento pré-hospitalar, emergência e terapia intensiva gerando a produção de novos conhecimentos nessas áreas do cuidado,  como também, comprovando ou refutando conhecimentos.

São objetivos do GEASS:

  • Preparar profissionais e estudantes para a pesquisa voltada para o cuidado na área de atendimento pré-hospitalar, emergência, centro cirúrgico e terapia intensiva.Desenvolver pesquisa interdisciplinar nas áreas de atendimento pré-hospitalar, emergência, centro cirúrgico  e terapia intensiva contribuindo para o avanço do conhecimento.
  • -Organizar eventos relacionados à enfermagem e saúde nas áreas                                                                                                                                                               de atendimento pré-hospitalar, emergência, centro cirúrgico e terapia intensiva; e acompanhar as publicações nessas áreas.
  • -Contribuir para a atualização e aprofundamento do conhecimento dos seus membros integrantes, relacionado ao cuidado, nas áreas de atendimento pré-hospitalar, emergência, centro cirúrgico e terapia intensiva, com discussões e reflexões nas reuniões do grupo.

 

Art. 3º. O GEASS visa:

a)      Contribuir, para uma articulação entre a graduação e a pós-graduação, no interesse do ensino, da pesquisa e da extensão da Enfermagem e Saúde da UFSC e sua articulação com outros centros de produção de conhecimentos no cuidado de pessoas nas situações agudas de saúde, no âmbito nacional e internacional para o desenvolvimento do conhecimento em enfermagem e saúde nas áreas especificadas.

b)      Fomentar, e desenvolver pesquisas na área, em interlocução com outras disciplinas e profissões, estimulando a formação de grupos para discussão, aprofundamento e reflexão sobre o cuidado do paciente e sua família na situação aguda de saúde e problemas éticos e legais do cuidado ao paciente;

c)      Acompanhar, atentamente as implicações ético-políticas do progresso técnico-científico nas áreas de atendimento pré-hospitalar, emergência,centro cirúrgico  e terapia intensiva, participando de congressos, jornadas e seminários que envolvam o cuidado nessas áreas, no Brasil e no exterior; divulgar o resultado de pesquisas e demais produções realizadas pelo grupo, em nível nacional e internacional, por meio de palestras, cursos, conferências e participação em eventos científicos, bem como com a publicação desta produção em periódicos indexados e em outros meios de divulgação e socialização do conhecimento;

d)     Ser, um grupo de referência em pesquisa em saúde e enfermagem relacionados ao cuidado ao paciente/família/comunidade em situações agudas de saúde em ambiente pré-hospitalar, emergência, centro cirúrgico e terapia intensiva.

 

CAPÍTULO II

 

DOS MEMBROS INTEGRANTES

 

Art. 4º. São membros integrantes do GEASS:

I  – professores-orientadores de alunos do  NFR e do PEN e de outros cursos ou programas;

II – enfermeiros;

III- pesquisadores, docentes e profissionais graduados de instituições diversas;

IV- estudantes de doutorado, mestrado, especialização e graduação;

V  – bolsistas de iniciação científica orientados por doutores do grupo;

VI – bolsistas de apoio técnico ou de extensão de projetos do grupo;

 

Art. 5º.  São critérios para inclusão no grupo como membros integrantes:

a)      participar ativamente nas reuniões, justificando sua ausência na impossibilidade de comparecimento;

b)      participar das atividades coletivas programadas pelo grupo;

c)      representar o grupo sempre que indicado (a) pelos líderes;

d)     incluir nas produções ou apresentações que é membro do grupo;

e)      ter Currículo Lattes e atualizá-lo semestralmente;

f)       apresentar  proposta (as) de pesquisa a ser/serem  desenvolvida(as) no GEASS.

 

Art. 6º. São membros cadastrados no GEASS, segundo as normas de cadastro de Grupos de Pesquisa no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq :

a)      1º líder

b)      2º líder

c)      pesquisadores

d)     estudantes

e)      técnicos

Será cadastrado no GEASS o membro integrante que atender os critérios de inclusão e estar inserido em  projeto de pesquisa formalmente registrado no grupo e na UFSC, aprovado no Colegiado do Departamento de Enfermagem da UFSC e também por outros colegiados, e recebido aprovação de um Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos. O projeto deverá ter como coordenador um docente vinculado ao GEASS.

Para ser cadastrado é imprescindível que o membro integrante participe diretamente e de forma continuada nas atividades programadas por um período mínimo de 6 meses.

 

Art. 7º. São direitos gerais dos membros integrantes do GEASS:

a)      participar das atividades científico-culturais promovidas pelo grupo;

b)      apresentar projetos de sua autoria em eventos a eles relacionados;

c)      ter acesso a informações sobre os planos e projetos desenvolvidos ou apoiados pelo grupo e seu andamento;

d)     solicitar a liderança do grupo, apreciação de trabalhos técnico-científicos de sua

autoria;

e)      ser notificado do calendário de reuniões gerais e dos principais projetos do grupo.

 

Art. 8º. São deveres dos membros cadastrados no GEASS:

a) comparecer às reuniões científicas e administrativas do GEASS, elaborar pareceres sobre projetos, sempre que lhe for solicitado e apresentar relatórios anuais relativos às atividades a que se encontra vinculado;

b) participar do planejamento, organização e realização das atividades científico-culturais promovidas pelo GEASS;

c) atender às indicações do GEASS para participar de atividades científicas e culturais, bem como de estudos e demais atividades;

d) participar de atividades científicas e culturais promovidas pelas instituições de ensino superior, de saúde, entidades de classe e por outros grupos interessados nos estudos e pesquisas da linha de pesquisa do grupo;

e) encaminhar para publicação, no mínimo, um artigo em periódico indexado por ano, abordando os resultados da (s) pesquisa (s) nas quais participa.

 

CAPÍTULO III

DA ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO

 

Art. 9º. O GEASS será administrado pelos líderes (1º e 2º líder).

 

Art. 10º. A liderança (1º e 2º líder) do GEASS será desempenhada por professores-pesquisadores do PEN/UFSC, sendo pelo menos um deles do Departamento de Enfermagem da UFSC, escolhidos entre seus integrantes doutores orientadores.

 

Art. 11º. São atribuições dos líderes:

a) elaborar plano de trabalho e relatórios anuais;

b) coordenar o trabalho administrativo do grupo;

c) promover reuniões periódicas, científicas e administrativas, seminários, eventos, organizar grupos de estudos, dentre outros;

d) incentivar o desenvolvimento de projetos, atividades, participação em eventos, bancas e publicações conjuntas entre os membros do grupo e a articulação com outros grupos de pesquisa em âmbito regional, nacional e internacional.

 

CAPÍTULO IV

DO PATRIMÔNIO E DA MANUTENÇÃO

Art. 12º. Os integrantes do GEASS serão responsáveis pelo controle e manutenção dos equipamentos e materiais adquiridos por projetos vinculados ao mesmo, cujo registro de patrimônio será de responsabilidade legal dos coordenadores dos projetos financiados.

 

CAPÍTULO V

DISPOSIÇÕES GERAIS

Art. 13º. Além dos membros previstos no Art. 4º deste Regulamento poderão participar das atividades do grupo, em caráter especial e temporário, estagiários e voluntários.

 

Art.14º.  O presente regulamento poderá ser modificado, no todo ou em parte, por iniciativa da Liderança do GEASS, porém deverá ser submetido aos membros cadastrados no grupo para apreciação e homologação.

 

Art. 15º. Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pelos líderes

 

Art. 16º. O presente regulamento entrará em vigor na data de sua homologação pela aprovação da maioria dos integrantes do GEASS cadastrados no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

 

OBS: Esse regulamento foi aprovado em reunião do GEASS em 08/04/09 e entrará em vigor nesta data.

-O  regulamento teve ajustes em 19.04.2013.

 

Nota: Regulamento interno fundamentado na proposta do GRUPESMUR- Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido